domingo, julho 12

A Cala da Russa


No outro dia, estava a aconselhar um livro a um amigo que não queria nada de coisas de “gente tola”… e saiu-me uma descrição de um livro que li no verão passado e que gostei imenso e que não é assim de loucos, digamos que é bastante acessível, perfeito para ir lendo depois de uns belos mergulhos no mar:

MENTIRA – ENRIQUE DE HÉRIZ (2004)
Em Portugal editado por Dom Quixote

O escritor é catalão e a história (ou estória como se escreve agora!!) passasse entre uma praia da Costa Brava (a Cala da Russa) e um sítio perdido algures na Guatemala. É sobre mentiras, de como se desenrolam ao longo da vida e de como se perde o controlo das suas consequências.
Resumidamente, e a parte que mais gostei, é que a personagem principal é antropóloga e estuda os rituais da morte em diversas raças humanas e por uma confusão da vida é dada como morta na Guatemala e aproveita para viver a sua própria morte.
Esta é só uma das grandes mentiras... ao longo do livro existem muitas. Umas mentiras são mesmo reais e vão influenciando as vidas dos personagens, outras são somente fictícias (mentiras só de uma pessoa para consigo mesma). E no final... acho que a conclusão é que a junção te todas as mentiras e as relações humanas que se criam em redor delas são a Verdade :))

bem... concluindo... é um livro sobre a vida, com um toque assim de Catalunha…

PS: queria que as fotos do blog fossem todas a preto e branco mas tinha que mostrar a cor da água das praias da Costa Brava…

1 comentário:

  1. Vaya, muchas gracias, me halaga que hayas seguido mi consejo. Espero que te guste. Es paradójico, porque justo ahora acababa de participar en un chat con Javier Cercas, en el que le he hecho un par de preguntas, y justo después he visto tu comentario... Supongo que son casualidades de la vida. ¿Sabes? Quizá a principios de agosto voy a Portugal, si paso por Oporto te avisaré, es curioso todo, me gusta llamarlo coincidencia, más que destino.
    Un abrazo.
    Pd. Yo ahora estoy leyendo 'El cuaderno dorado', de Doris Lessing, un clásico de la literatura británica. Nada comparable con el Libro del desasosiego.

    ResponderEliminar